Curadoria:
Vera Sacchetti
Frederico Duarte
Pavilhão da ANIL
Galeria António Lopes
Museu de Arte Sacra
Museu da Covilhã
Biblioteca Municipal
Biblioteca da UBI
Teatro Municipal
Intitulada “Aqui, agora: Percursos bioregionais e práticas situadas”, a exposição internacional da Trienal é uma parte central do seu programa. Apresenta ideias de práticas bioregionais e situadas de design através de projetos exemplares, considerados fundamentais para redefinir o que a disciplina do design é atualmente e pode ser no futuro próximo. Uma abordagem bioregional de design compreende o seu território de atuação enquanto ecossistema em toda a sua complexidade. Reconsidera ideias de valor, riqueza e escassez; questiona o destino de resíduos e recursos; reequaciona o significado de produtividade e eficiência.
A seleção dos trabalhos parte das propostas apresentadas por cada uma das cidades criativas do Design.
Pavilhão da ANIL
Uma exposição que apresenta projetos da Rede de Cidades Criativas da UNESCO do cluster do Design, que são exemplos do bom uso do design como ferramenta de transformação social, económica e ecológica das regiões em torno destas cidades.
Exposição Programa Nacional Saber Fazer Portugal
Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral
Pavilhão da ANIL
Exposição que mostra exemplos da produção artesanal em Portugal e com um foco especial na região da Beira Interior e Serra da Estrela.A exposição será lida tendo uma dupla articulação, organizada a partir de abordagens temáticas da cultura material envolvida na produção artesanal, mas também das geografias do conjunto de exemplos nacionais já inventariados pelo programa.
Curadoria:
Rita Salvado
Museu de Lanifícios
– Núcleo Real Fábrica Veiga
– Núcleo Real Fábrica de Panos
Exposição e atividades que exploram a relação entre a fabricação têxtil e o design, em torno de duas grandes áreas temáticas: a cor e o debuxo dos tecidos em lã. Interpretam os processos de criação têxtil nos lanifícios, para tingir e para tecer, demonstrando a produção dos fabricantes covilhanenses. Revelam conhecimento para boas práticas de tingimento ecológico e moda sustentável.
A seleção de trabalhos será da responsabilidade dos docentes da UBI.
Faculdade de Artes e Letras da UBI
Biblioteca da UBI
Mercado Municipal
Exposição que apresenta o trabalho de estudantes de Design de Moda, Design Industrial e Design Multimédia da Universidade da Beira Interior nos seus vários níveis de ensino e outras áreas académicas relacionadas com Design.
Teatro Municipal da Covilhã
Outros locais da Cidade
A conferência incluirá alguns dos designers e projetos apresentados na Exposição Internacional, mas irá trazer também casos nacionais e regionais que permitam uma troca de ideias e de experiências sobre as temáticas focadas no resumo das exposições que compõem o programa da Trienal.
New Hand Lab
Residências de design, trabalho criativo com a comunidade e multimédia. As residências individuais abrangem as áreas da tecelagem, do “tufting”, do artesanato têxtil e da moda, criando relações entre os têxteis e outros meios e ultrapassando fronteiras expressivas. Os participantes serão orientados por especialistas internos nestes domínios. O programa decorre antes da Trienal e os resultados serão apresentados durante o evento.
A Transformadora
Burel Factory
Teatro Municipal da Covilhã
Outros espaços públicos da Cidade
A designer convidada para residência criativa é Vivien Tauchmann, que divide a vida entre a Alemanha e a Turquia. Tem formação em Design de Moda e Design Social e o seu trabalho como designer independente, artista de movimento e investigadora “centra-se na noção de que os nossos corpos têm um efeito profundo na forma como percepcionamos os outros (humanos e não humanos) e agimos em relação a eles”.
A Transformadora
Burel Factory (Manteigas)
J Gomes
Residências de designers com um forte pendor técnico, explorando os processos das fábricas anfitriãs (fiação, tecelagem, tinturaria, feltragem e outros processos de acabamento) de uma forma inovadora e experimental. Inclui também residências numa empresa de reciclagem de fibras têxteis, centrando-se em projetos de sensibilização da comunidade para a recolha de têxteis e relativamente a processos de design para a reciclagem.
A exposição final após o período de residência permite divulgar os resultados das mesmas e o potencial das empresas envolvidas.
A mistura de residentes incluirá designers internacionais, nacionais e regionais, divididos pelos três espaços.